Petrópolis

O município de Petrópolis se localiza cerca de 70 km do Rio de Janeiro. Conhecida como Cidade Imperial, foi capital do estado entre 1894 e 1902, em substituição a Niterói. O nome vem do latim Petrus (Pedro) e Polis (cidade).

Petrópolis tem uma população de quase 300.000 habitantes, sendo a maior e mais populosa cidade da região serrana do Rio. Petrópolis tem o maior PIB da região serrana e o maior IDH, sendo considerada a cidade mais segura do estado do Rio, levando em conta as cidades de médio e grande portes. Sua área é de 800.000 Km2.

Como Petrópolis surgiu

A região onde Petrópolis foi fundada fazia parte do chamado Ciclo do Ouro, no início do século XIX, e servia de apoio para viajantes entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em 1822, durante uma viagem, Dom Pedro I se hospedou na fazendo do Padre Correia (onde hoje é o distrito de Corrêas) e se apaixonou pelo local, tanto pela beleza da Mata Atlântica quanto pelo clima. O Caminho Novo ou Caminho do Ouro passava por onde hoje é o bairro do Quissamã (uma das localidades fortemente atingidas pelas chuvas de fevereiro e março de 2022). Para chegar a Corrêas, os viajantes tinham que passar pela chamada Estrada Mineira.

Alguns anos depois daquela primeira visita, em 1830, Dom Pedro I comprou as terras vizinhas à do Padre Correia, a fazenda do Córrego Seco, que hoje é Petrópolis. O objetivo do imperador era transformar o local em sua residência de verão, período que durava cerca de 6 meses, e temporada na qual ele transferia o governo para a serra, para onde ia toda a corte, além de pessoas que fugiam de surtos da febre amarela. Dom Pedro I também comprou terras no Alto da Serra (região que mais sofreu com as enchentes e deslizamentos), Quitandinha (outro bairro muito afetado) e Retiro, como forma de expandir a fazenda.

Em 1831, Dom Pedro I abdicou ao trono e retornou a Portugal. Seu filho, Dom Pedro II herdou as terras e, anos depois, retomou os planos do pai de construir um palácio de verão, o atual Museu Imperial

A vanguarda do plano urbanístico da cidade

Em 1843, Dom Pedro II, aos 18 anos, assinou o decreto para fundar a povoação, com a construção do Palácio Imperial, quarteirões imperiais, uma igreja (a catedral de São Pedro de Alcântara) e um cemitério. O plano urbanístico de Petrópolis foi idealizado por Julio Frederico Koeler, que deu nome a uma das principais avenidas da cidade e, sem dúvida, a mais bonita. Koeler foi o idealizador de um projeto extremamente moderno para a época, com fortes preocupações ecológicas, como construir casas de frente para os rios, mas com o afastamento necessário para preservar a natureza.

Em Portugal, na época, os rios passavam por detrás das casas e serviam como esgoto. Koeler planejou avenidas amplas e arborizadas e chamava a atenção para a importância de não construírem nas encostas íngremes da cidade, para preservar o meio ambiente e não colocar em risco a cidade em momentos de chuva. Petrópolis é a segunda cidade projetada do Brasil, atrás somente do Recife.

Dois anos depois do decreto, muitos imigrantes alemães, assim como portugueses, franceses, italianos e ingleses se mudaram para a região, em busca de novas oportunidades de vida.

Mas foi somente em 1857 que Petrópolis passou a ser de fato uma cidade. Em 1928, ganhou a primeira rodovia asfaltada, para ser conectada a cidade do Rio de Janeiro, nomeada Washington Luis, em homenagem ao presidente.

A importância política da cidade durou décadas, mesmo com o fim do império, em 1889. Todos os presidentes do Brasil passavam pelo menos alguns meses do ano na cidade.

Geografia

A área central urbana de Petrópolis se localiza no topo da Serra da Estrela, que faz parte da Serra dos Órgãos e da Serra do Mar. O relevo da cidade é extremamente acidentado, seu clima é tropical de altitude, com verões muito úmidos e invernos secos e frios. O município tem muitas unidades de conservação da natureza, nos âmbitos federal, estadual e municipal. Petrópolis foi subdividida em 5 distritos: Petrópolis, Cascatinha, Itaipava, Pedro do Rio e Posse, estando o centro da cidade no primeiro distrito.

.

Economia

O desenvolvimento econômico da cidade é baseado no turismo histórico e cultural, na prestação de serviços, no comércio, além de setores como o da alta tecnologia, metal-mecânico e fabricação de cerveja, sendo o segundo maior polo cervejeiro do Brasil. Petrópolis se destaca ainda como cidade universitária e como um importante polo de moda na Rua Teresa, outra localidade fortemente afetada pelas chuvas. Petrópolis é a cidade da região serrana do estado do Rio que recebe mais turistas por ano.

Patrimônio Arquitetônico

Petrópolis tem construções icônicas, como o Palácio Quitandinha, o Museu Imperial, a casa de Santos Dumont, o Teatro Dom Pedro, a Catedral de São Pedro de Alcântara, o Palácio de Cristal, o Palácio Amarelo (atual câmara municipal), situado na Praça Visconde de Mauá, conhecida como a Praça da Águia, o Palácio Rio Negro, o Palácio Sergio Fadel, atual sede da Prefeitura, além da Praça da Liberdade, a Avenida Ipiranga, onde se localiza a famosa “Casa dos 7 erros”, a Avenida da Imperatriz e a belíssima avenida Koeler.

Veja fotos da Cidade Imperial

Faça sua doação

Pix

Chave Celular:
(24) 9 9303-8885

DEPÓSITO BANCÁRIO

Razão Social: Associação SoS Serra
Banco Itaú
Agência: 6141
Conta Corrente: 99839-0
CNPJ: 43.307.192/0001-96

Pay Pal

Os comprovantes podem ser enviados para: financeiro@sosserra.org